REGRAS DO TORNEIO
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Cada equipa é
constituída por 2 elementos, sendo os baralhos disponibilizados pela
Organização.
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Cada encontro é
disputado à melhor de dez bolas, sendo vencedora a equipa que preencher
primeiro as mesmas.
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As equipas jogam
num sistema de todos contra todos, valendo a vitória 3 pontos e a derrota 1
ponto.
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Para iniciar o
jogo, será escolhido entre os jogadores pertencentes às duas duplas, aquele que
tirar a carta mais alta do baralho.
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Durante o jogo
não se pode falar nem fazer qualquer gesto que denuncie as intenções do
jogador. Esta situação, quando identificada, será punível com uma bola a favor
da equipa adversária, continuando a partida onde ocorreu a infracção a ser
jogada até ao fim.
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Quando o jogador
que estiver a dar cartas se enganar a dar, sem que tenha mostrado o trunfo
primeiro, passa de mão sem perda de bola.
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Quando o jogador
que estiver a dar cartas se enganar a dar, e já tenha mostrado o trunfo, perde
uma bola.
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O jogador que
estiver a dar cartas é obrigado a dar para a sua direita quando a última carta
do baralho for o trunfo.
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O jogador que
estiver a dar cartas é obrigado a dar para a sua esquerda quando a primeira
carta do baralho for o trunfo.
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Quando um dos
jogadores fizer renúncia, a sua equipa perde quatro bolas.
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Em caso de empate
na classificação final – será vencedora a equipa que obteve a vitória sobre a
outra.
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Se houver mais de
duas equipas empatadas e se registar igualdade de vitórias entre si, será
vencedora a que conseguiu obter mais jogos durante o torneio. Se ainda
subsistir o empate, será vencedora a que tenha obtido o maior número de bolas.
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Se por qualquer motivo
alguma equipa desistir durante o Torneio serão atribuídos três pontos a todas
as equipas, mesmo que algumas tenham perdido.
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A
Liga dos Amigos do Avelar é soberana na resolução de qualquer questão dúbia que
possa ocorrer durante o desenrolar do torneio.
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