quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grandes Festejos de Avelar 2013 - Balanço

Estimado leitor,

Decorreram no passado fim-de-semana os Grandes Festejos de Avelar de 2013, marcados por uma forte adesão e entusiasmo de todos os habitantes de Avelar e amigos de terras vizinhas.

Os festejos tiveram início na Quinta, dia 15, com uma surpresa preparada pela Organização no que diz respeito à preparação e decoração do palco. Estava dado o mote para uma noite de animação com uma DJ Session que estabeleceu o ritmo para os dias seguintes.


Sexta, dia 16, durante a tarde os mais pequenos dedicaram-se à compra de rifas na Quermesse, enquanto os mais velhos se entretiveram na disputa de torneios de jogos tradicionais. O ponto alto do dia foi o jantar de boas vindas organizado pela Liga dos Amigos do Avelar onde mais de 70 pessoas desfrutaram dos grelhados acompanhados pelo caldo verde.


A noite foi abrilhantada pela actuação musical de Mário Oliveira, com um elaborado espectáculo de luzes e som. Logo a seguir a noite continuou até de madrugada com os sons de discoteca.

Sábado dia 17, durante a manhã tiveram lugar as celebrações religiosas. Depois de almoço, entre jogos de matraquilhos e argolas, começou-se a reunir o grupo que participou no passeio pelo Caminho de Xisto de Avelar - O Tesouro do Açor. Foi sem sombra de dúvida um dos pontos altos do dia e uma grande surpresa para todos os participantes, desenrolando-se a caminhada por locais dos antepassados e por outros que não eram visitados à muito. O contacto com a natureza e a vista deslumbrante da envolvente da aldeia foram várias vezes destacadas. Aqui fica um exemplo do entusiasmo e boa disposição vividas.


Após o passeio e retemperadas as forças com o jantar em família viveu-se outro dos momentos altos do dia com a actuação musical de Olavo. Foi num clima de diversão, com um recinto de festas e pista de dança repletos, cerveja a metro, caipirinhas e vodka preta que se desenrolou a noite. A animação terminou por volta das 2 horas com o palco a ser tomada pelos presentes recriando uma verdadeira discoteca.


Domingo, dia 18, cumpriu-se a tradição, com mais de 130 pessoas a almoçar no centro da aldeia. Da ementa fizeram parte: paté de atum, sopa de legumes, rancho, bifinhos de perú grelhados, sobremesas e bebidas diversas.



A Liga dos Amigos do Avelar aproveitou esta ocasião para homenagear publicamente o Sr Aníbal Figueiredo pelo trabalho feito nos últimos anos em prol da nossa comunidade. A ele dizemos aqui, novamente, Muito Obrigado.
O dia prosseguiu com a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, também ele homenageado pela Liga dos Amigos do Avelar.

Os festejos encerraram no final do dia, com um jantar oferecido pela Liga dos Amigos do Avelar a todos aqueles que se deslocaram à sua sede.

Para ver as restantes fotos do nosso evento clique no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.624438557589236.1073741826.276338172399278&type=1&l=55915543d7

Por fim, relembramos o resultado do sorteio de rifas:
1º Prémio: 083
2º Prémio: 432
3º Prémio: 230
4º Prémio: 447

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Caminhadas pelo Avelar: Caminho de Xisto do Avelar

Estimado leitor,

No próximo dia 17 de Agosto será inaugurado o Caminho do Xisto de Avelar, que compreende todo o perímetro da nossa aldeia, e se insere na recente iniciativa da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez no âmbito das aldeias de xisto.

Desde já o convidamos a fazer parte desta iniciativa promovida pela Liga dos Amigos do Avelar e a conhecer parte da natureza e envolvente da Serra do Açor.

Pode fazer o download do roteiro deste Caminho no seguinte link:
https://www.dropbox.com/s/t3cwcxwzugbag6n/1_Caminho%20de%20Xisto%20de%20Avelar.pdf?dl=0

Contamos consigo!